Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo
Quanto tempo dura até 10 semestres
Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas
Estágio Mínimo 200 horas
Como é o curso de Relações Públicas?
Como é a faculdade?
A formação em Relações Públicas capacita profissionais para construir, promover e preservar a imagem e reputação de empresas, marcas e instituições, por meio de projetos de comunicação. As estratégias criadas pelo graduado afetam as organizações, ao contribuir com a criação da identidade e da imagem corporativa.
Após terminar o curso, o estudante terá visão estratégica, focada nos negócios e na responsabilidade social, e saberá desenvolver políticas de relacionamento entre as empresas e o público.
Como é o mercado?
O que você irá aprender?
O curso de Relações Públicas, embora seja da área da Comunicação, deve seguir normas próprias, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).
Seu currículo é formado por quatro eixos, complementares entre si: Formação Geral, Comunicação, Formação Suplementar e Relações Públicas. Para as atividades didáticas, são considerados o mínimo de 1.400 horas divididas entre os três primeiros eixos e 1.400 horas para o eixo específico de Relações Públicas. Além disso, 200 horas são de Atividades Complementares e 200 horas são para o estágio supervisionado.
No eixo de Formação Geral, há conteúdos de cultura geral e de formação ética e humanística, baseados nas áreas de Humanidades e Ciências Sociais Aplicadas. Mas também podem ser incluídos temas de outras áreas, de acordo com a grade definida pela instituição, além dos seguintes campos:
- Filosofia;
- Sociologia;
- Economia;
- Direito;
- Antropologia;
- Psicologia;
- Estética e Artes;
- Ciência Política;
- Administração.
Já o eixo de Comunicação contempla assuntos teóricos e aplicados das Ciências da Comunicação, focando nos processos e práticas de relações públicas. Entre eles, estão:
- Fundamentos teóricos da comunicação;
- Linguagens, mídias e tecnologias.
O eixo de Relações Públicas traz conteúdos teóricos empregados a práticas laboratoriais. Algumas matérias básicas desse núcleo são:
- Pesquisas de opinião e de imagem;
- Diagnóstico, planejamento e gestão estratégica da comunicação;
- Planejamento e organização de eventos;
- Gerenciamento de crises;
- Redação institucional, produção de mídias impressas, audiovisuais e digitais;
- Comunicação em rede;
- Portais corporativos, governamentais e comunitários;
- Projetos sociais e culturais.
Por último, a Formação Suplementar é elaborada conforme o projeto de formação feito pela faculdade. Ela pode incluir:
- Empreendedorismo e Gestão de Negócios;
- Comunicação nos processos de governança corporativa;
- Psicologia Social;
- Estatística;
- Relações Governamentais;
- Cerimonial e Protocolo;
- Ouvidoria.
Como é a rotina?
Quais são as áreas de atuação?
Quem se forma em Relações Públicas trabalha com a elaboração de estratégias de comunicação em empresas, organizações públicas, terceiro setor e agências de comunicação. Também pode assessorar pessoas públicas, como políticos.
O trabalho do relações públicas tem se tornado cada vez mais importante, considerando que a sobrevivência das organizações depende da imagem obtida junto aos seus públicos, além de seu campo de atuação está cada vez mais amplo, inclusive na internet.