Resumo do curso

Tipos de curso Tecnólogo

Quanto tempo dura em média, 2 anos

Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas

Estágio Obrigatório

Como é o curso de Recursos humanos?

Como é a faculdade?

O tecnólogo em Recursos Humanos forma profissionais focados na gestão de pessoas que trabalham em uma empresa. A formação na área fornece condições de trabalhar com todas as atividades da área de RH, como contratações, transferências de funcionários, demissões, cálculo de salário e férias.

Outra atribuição do profissional de Recursos Humanos é planejar estratégias para melhorar o ambiente de trabalho e a integração entre os setores da empresa.

 

Como é o mercado de Recursos humanos?

O profissional pode trabalhar em qualquer empresa, no Departamento Pessoal ou de Recursos Humanos. O mercado está em constante expansão e é bastante promissor.

 

O que você irá aprender?

De acordo com definições propostas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores, do Ministério da Educação (MEC), o curso de Recursos Humanos deve preparar o profissional para desenvolver planos de carreira; planejar programas de qualidade de vida no trabalho; avaliar a necessidade de contratação de novos colaboradores; planejar e gerenciar sistemas de gestão de pessoas; promover o desenvolvimento do comportamento individual (motivação), do grupo (negociação, liderança, poder e conflitos) e da organização (cultura, estrutura e tecnologias).

Para prosseguir os estudos, ao fim do Tecnólogo, o estudante pode ingressar em uma pós-graduação na área de Administração.

 

 

Como é a rotina?

No dia a dia, o profissional de Recursos Humanos realiza a administração de equipe e pode elaborar planos de cargos e salários. Além disso, promove treinamentos e ações de desenvolvimento de pessoal.

 

O RH realiza processos de recrutamento e de seleção de novos funcionários, gera plano de benefícios e formula ações de qualidade de vida e assistência aos empregados da empresa. Ele também coordena sistemas de avaliação de desempenho profissional.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Recursos humanos?

O profissional de Recursos Humanos pode trabalhar em empresas de planejamento (desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria) ou qualquer empresa, no geral, nas áreas de RH (indústria, comércio e serviços).

Outras atuações possíveis são em órgãos públicos, institutos, centros de pesquisa e instituições de ensino.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Recursos Humanos, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Negociar com funcionários;
  • Persuadir pessoas;
  • Ter capacidade de planejamento e organização;
  • Demonstrar raciocínio lógico;
  • Agir com dinamismo;
  • Persuadir as pessoas;
  • Agir com liderança;
  • Analisar criticamente.

Quais são as exigências do mercado de Recursos humanos?

O tecnólogo em Recursos Humanos precisa do diploma em um curso reconhecido pelo MEC. O desempenho total das funções ocorre após o período de cinco anos de experiência profissional.

 

Nota de corte para o curso de Recursos humanos

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa