Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 5 anos

Área de Conhecimento Ciências humanas

Estágio Mínimo 200 horas

Como é o curso de Psicologia?

Como é a faculdade?

A formação em Psicologia oferece a seus estudantes a capacidade de diagnosticar, prevenir e tratar enfermidades mentais, além de distúrbios emocionais e de personalidade.

 

O aluno da área se qualifica para analisar as atitudes, sentimentos e processos mentais de seus pacientes, por meio da observação, para ajudá-lo a identificar as causas de seus problemas.

Como é o mercado de Psicologia?

Para além de consultórios e clínicas particulares, o profissional de Psicologia também encontra espaço em empresas de diferentes ramos para o setor de Recursos Humanos. Há também espaço para esses profissionais nas instituições de saúde e de assistência social.

 

 

O que você irá aprender?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Psicologia deve habilitar o profissional a tomar decisões, desenvolver ações voltadas à saúde psicológica e psicossocial; manter os princípios éticos da profissão; liderar, quando necessário; e administrar recursos.

Os cursos de qualificação têm formatos e cargas horárias variadas: cursos básicos, como de psicólogo hospitalar, têm entre 200 e 400 horas-aula.

Já os cursos que chegam a 400 horas-aula podem preparar psicólogos jurídicos, psicanalistas e neuropsicólogos. Há também a especialização para psicólogos clínicos e sociais.

Quem opta pela carreira de professor pode fazer uma complementação com duração de 800 horas, somadas à carga horária do curso.

Como é a rotina?

O profissional de Psicologia estuda, pesquisa e examina o desenvolvimento emocional e os mecanismos mentais e sociais de indivíduos, grupos e instituições.
Além disso, o psicólogo avalia distúrbios emocionais, mentais e de adaptação social, além de investigar os aspectos inconscientes do comportamento.

Outra possibilidade para o psicólogo é desenvolver pesquisas, coordenar equipes, atividades de área e afins.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Psicologia?

O psicólogo pode trabalhar em hospitais, centros esportivos, escolas, hospitais e empresas privadas, além da área criminal. Pode ser autônomo ou trabalhar com carteira assinada.

 

Quais são as habilidades exigidas?

De acordo com o Ministério do Trabalho, as principais características do profissional de Psicologia são:

  • Manter sigilo profissional;
  • Respeitar os limites de atuação;
  • Demonstrar capacidade de raciocínio abstrato;
  • Demonstrar capacidade de manter imparcialidade;
  • Ouvir ativamente;
  • Demonstrar capacidade de contornar situações adversas;
  • Respeitar valores e crenças dos clientes;
  • Demonstrar capacidade de empatia.

Quais são as exigências do mercado de Psicologia?

O psicólogo deve possuir nível superior completo e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Psicologia (CRP). A experiência exigida pode variar: para os psicólogos, geralmente pede-se de um a quatro anos, como é o caso do psicólogo clínico.

Para o psicanalista é necessário pelo menos cinco anos de experiência.

Nota de corte para o curso de Psicologia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa