Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Licenciatura

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências humanas

Estágio Mínimo 300 horas

Como é o curso de Pedagogia?

Como é a faculdade?

Pedagogia é a graduação que forma profissionais da Educação, trabalhando com Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental e educação de jovens e adultos. O pedagogo dá suporte pedagógico, como direção, supervisão e orientação educacional.

O curso forma para pesquisa na área e também está focado em inclusão nas escolas, tanto em relação às deficiências físicas ou cognitivas quanto à diversidade de gênero e etnia, educação de jovens e adultos e direitos humanos.

Como é o mercado de Pedagogia?

O pedagogo atua com atividades relacionadas à educação nas esferas públicas e privadas. Seu trabalho pode ser individual ou juntamente a equipes interdisciplinares, em ambientes fechados e em horários diurno e noturno.

 

 

O que você irá aprender?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), os cursos de formação em Pedagogia devem contemplar os fundamentos da educação; a formação na área de políticas públicas e gestão da educação, seus fundamentos e metodologias; os direitos humanos e diversidades étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa, etc.; a Língua Brasileira de Sinais; e os direitos educacionais de adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas.

Ainda conforme as diretrizes, um curso de Pedagogia deve ter ao menos 3.200 horas de trabalho acadêmico. Entre as atividades pedagógicas estão a preparação das atividades formativas, reuniões com pais, conselhos ou colegiados escolares e orientação e acompanhamento dos estudantes.

Como é a rotina?

O pedagogo trabalha com avaliação, coordenação e planejamento do desenvolvimento de projetos pedagógicos, em ensino presencial ou a distância. Ele também pode criar e implementar cursos acadêmicos e/ou corporativos.

 

Esse profissional pode criar e organizar mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando a comunicação com a comunidade escolar como um todo.

 

Quais são as áreas de atuação?

O pedagogo pode trabalhar como professor, principalmente na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, além da alfabetização de jovens e adultos. Pode também trabalhar na administração escolar, na coordenação pedagógica, ou como orientador educacional.

 

Outros ramos possíveis para o pedagogo exercer suas funções são o desenvolvimento de materiais pedagógicos, em editoras, ou em empresas de todos os tipos, no desenvolvimento de projetos pedagógicos.

Quais são as habilidades exigidas?

As características mais importantes para o profissional de Pedagogia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Estimular a criatividade, o senso de justiça e o senso crítico;
  • Respeitar as diversidades;
  • Respeitar a autoria e a autonomia do educador;
  • Administrar o tempo;
  • Intermediar conflitos entre a escola e a família;
  • Interagir com os pais;
  • Coordenar reuniões;
  • Autoavaliar-se;
  • Demonstrar versatilidade e flexibilidade.

Quais são as exigências do mercado do profissional de Pedagogia?

O ingresso no mercado de trabalho em Pedagogia requer curso superior na área de educação ou áreas relacionadas. O desempenho pleno das atividades ocorre após três ou quatro anos de experiência profissional, com registro obrigatório no Conselho Federal de Educadores e Pedagogos (CFEP).

 

 

Nota de corte para o curso de Pedagogia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa