Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura até 20 semestres

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Mínimo 2.520 horas

Como é o curso de Medicina?

Como é a faculdade?

O curso de Medicina forma profissionais de saúde humana geral. O médico formado tem condições de diagnosticar e prevenir doenças, receitar medicamentos, aplicar e acompanhar o tratamento de seus pacientes.

Após os seis anos de duração mínima do curso, os formados podem fazer mais dois anos de residência médica para obter uma especialização.

Como é o mercado de Medicina?

O profissional de Medicina pode atuar em postos de saúde, hospitais, empresas e clínicas, na realização de exames, diagnósticos, consultas e cirurgias. O alto prestígio e boa remuneração desses profissionais fazem com que o curso seja um dos mais disputados no país.

O que você irá aprender?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Medicina deve ser dividido em três áreas:

  • Atenção à Saúde (dimensão da diversidade biológica, subjetiva, cultural, local, ambiental);
  • Gestão em Saúde (compreensão dos princípios, diretrizes e políticas do sistema de saúde e das ações de gerenciamento e administração);
  • Educação em Saúde (responsabilidade com o aprendizado e aprofundamento científico contínuo).

O estágio ocupa 35% da carga total do curso, no mínimo, sendo realizado em regime de internato: 30% no Sistema Básico de Saúde (SUS), na atenção básica e no serviço de urgência e emergência, e 70% sendo divididos entre Clínica Médica, Cirurgia, Ginecologia, Obstetrícia, Pediatria, Saúde Coletiva e Saúde Mental, sendo que nenhum desses conteúdos pode ocupar mais que 20% do tempo total de estágio.

Como é a rotina?

O médico realiza consultas e tratamentos com seus pacientes, além de implementar ações de prevenção de doenças e promoção da saúde.

O profissional de Medicina também pode coordenar programas e serviços de saúde, assim como efetuar perícias, auditorias e sindicâncias médicas.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Medicina?

O profissional de Medicina geralmente trabalha por conta própria, sem supervisão, em setores de saúde (hospitais, clínicas, empresas), além de ensino e pesquisa.

O trabalho é feito individualmente ou em equipes, em ambientes fechados e geralmente com horários irregulares (com exceção dos profissionais de Estratégia de Saúde da Família, que têm horários fixos e trabalham como empregados).

 

O médico pode trabalhar em posições desconfortáveis e está sujeito a estresse constante. Também deve ter cuidado pois pode estar sujeito à ação de materiais tóxicos, químicos, radioativos e biológicos.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características que deve ter ou desenvolver o profissional de Medicina, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Capacidade de atenção seletiva e rapidez de percepção;
  • Tolerância;
  • Altruísmo;
  • Capacidade de lidar com situações adversas;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Demonstrar empatia;
  • Interpretação e adequação de linguagem verbal e não-verbal;
  • Capacidade de liderança e de tomar decisões;
  • Imparcialidade de julgamento;
  • Capacidade de preservar sigilo médico;
  • Saber ouvir;
  • Efetuar atendimento humanizado.

Quais são as exigências do mercado de Medicina?

O profissional de Medicina deve ter diploma de curso reconhecido pelo MEC e estar regularmente inscrito no Conselho Regional de Medicina (CRM). O exercício pleno das funções se dá após o período de um a dois anos de experiência profissional.

 

Nota de corte para o curso de Medicina

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa