Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura Até 12 semestres

Área de Conhecimento Ciências agrárias

Estágio Ciências agrárias

Como é o curso de Medicina Veterinária?

Como é a faculdade?

O curso de Medicina Veterinária habilita seus estudantes a lidarem com todos os setores associados à saúde de animais. Entre as competências desenvolvidas, estão inspeção de produtos de origem animal e direção de estabelecimentos de ensino e pesquisa.

 

O médico veterinário qualifica-se ao longo do curso para dar assistência clínica e cirúrgica a animais domésticos e silvestres, além de monitorar e cuidar da saúde, reprodução e alimentação de rebanhos.

Como é o mercado de Medicina Veterinária?

O profissional de Medicina Veterinária pode atuar em clínicas, pet shops, lojas de produtos para animais, na pecuária e no agronegócio, em indústrias de produtos de origem animal e em indústrias de medicamentos e produtos veterinários.

 

O que você irá aprender?

O curso de Medicina Veterinária deve conter entre suas disciplinas, conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC): Ciências Biológicas e da Saúde; Ciências Humanas e Sociais; Ciências da Medicina Veterinária; Zootecnia e Produção Animal; Inspeção e Tecnologia dos Produtos de Origem Animal; Clínica Veterinária; Medicina Veterinária Preventiva e Saúde Pública.

 

O estágio pode ser realizado na própria instituição de ensino ou em empresas e instituições credenciadas, sob orientação do professor.

O médico veterinário formado também pode fazer especialização em áreas como Medicina Veterinária Clínica, Medicina Veterinária Ambiental ou Controle e Tecnologia para Populações Animais.

 

Como é a rotina?

O profissional de Medicina Veterinária trabalha com clínica médica em qualquer especialidade, visando à saúde e o bem-estar do animal. Ele também promove saúde pública, defesa do consumidor e atua com defesa sanitária animal.

 

Outros ramos de atividades desse profissional estão em pesquisa e extensão, produções industrial e tecnológica e controle de qualidade de produtos.

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Medicina Veterinária?

O médico veterinário encontra espaço de atuação em clínicas para animais de estimação, fazendas, indústrias de alimentos de origem animal, centro de controle de zoonoses, zoológicos, órgãos fiscalizadores, institutos de pesquisa e universidades.

 

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Medicina Veterinária, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Habilidade manual;
  • Resistência física;
  • Versatilidade;
  • Iniciativa;
  • Coragem.

 

 

 

 

Quais são as exigências do mercado de Medicina Veterinária?

O profissional de Medicina Veterinária deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV).

 

Nota de corte para o curso de Medicina Veterinária

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa