Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas

Estágio Não obrigatório

Como é o curso de Marketing?

Como é a faculdade?

O Marketing vem se tornando cada vez mais popular e relevante com a internet, por inserir as marcas no contexto digital e criar relacionamento com usuários das redes sociais.

A formação em Marketing torna seus alunos capazes de entender e aproveitar as oportunidades do mercado, traçando e executando estratégias de melhoria para uma marca ou um produto para que eles se tornem mais competitivos a partir de pesquisas de mercado.


O graduado se qualifica como administrador de negócios especializado em aumentar vendas a partir de estratégias mercadológicas, sendo apto a analisar todo o processo de venda, desde a concepção do produto ou serviço até a satisfação do consumidor, a fim de captar clientes, melhorar a imagem da marca e solidificar seu nome no mercado.

Como é o mercado de Marketing?

O profissional de Marketing pode atuar nos departamentos próprios de grandes empresas ou oferecendo consultoria para empresas. Pode também trabalhar em institutos de pesquisa e órgãos públicos.

 

O que você irá aprender?

As Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC) apontam o curso de Marketing como um curso tecnológico da área de Gestão e Negócios, mas já existem algumas instituições de ensino que trazem a opção do bacharelado.

Entre as disciplinas básicas e específicas de Marketing, encontram-se comportamento do consumidor; estratégias de produto e preço; distribuição; comunicação; marketing de varejo; gestão de marcas; pesquisa; Código de Defesa do Consumidor; marketing social e ambiental; e marketing digital.

Fica a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

Como é a rotina?

O graduado em Marketing elabora e implementa planos estratégicos para as áreas comercial e de marketing e comunicação das empresas, podendo também oferecer assessoria à direção.

 

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Marketing?

O profissional de Marketing exerce suas atividades em quaisquer tipos de empresas, especialmente as que têm foco em vendas, comércio e serviços. Pode atuar também nas áreas relativas em indústrias e agroindústrias. 

 

Trabalha em equipe, sob supervisão ocasional, em ambientes fechados e em períodos diurnos. Em alguns casos, atua sob pressão.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Marketing, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Liderar pessoas;
  • Capacidade de negociação;
  • Tomar decisões;
  • Capacidade de abstração;
  • Trabalhar em equipe;
  • Raciocínio analítico;
  • Capacidade de síntese;
  • Capacidade de relacionamento interpessoal;
  • Flexibilidade;
  • Agir com empatia;
  • Organização;
  • Habilidades comunicativas;
  • Criatividade;
  • Saber ouvir;
  • Visão sistêmica.

Quais são as exigências do mercado de Marketing?

O profissional de Marketing deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC. Para analistas ou tecnólogos em Marketing, o tempo requerido para o exercício pleno das funções é de quatro a cinco anos de experiência.

 

Nos casos de atuação como administrador na área de Marketing, é exigido também registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

 

Nota de corte para o curso de Marketing

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa