Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Engenharias

Estágio Não obrigatório

Como é o curso de Logística?

Como é a faculdade?

A formação em Logística capacita seus estudantes para criar e implementar sistemas de transporte, armazenamento, distribuição e entrega de produtos de uma empresa ou organização.

O profissional de Logística está apto a administrar redes de distribuição, acompanhar processos de compra, identificar fornecedores, negociar e estabelecer formas de entrega.

Ele também pode melhorar as técnicas de logística, possibilitando o aumento da qualidade, da eficiência e da competitividade de uma organização.

 

Como é o mercado de Logística?

O profissional de Logística pode trabalhar com controladoria, coordenação, expedição, almoxarifado e outros diversos segmentos da área.

 

O que você irá aprender?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de Logística é tecnológico na área de Gestão e Negócios, mas algumas instituições trazem a opção de bacharelado.

O curso tecnológico está dividido entre conhecimentos gerais e específicos da área, ficando a critério da instituição de ensino a aplicação de atividades complementares, estágio e trabalho de conclusão de curso.

 

 

Entre os conteúdos específicos do curso de Logística, encontram-se fundamentos de logística; marketing aplicado à logística; gestão da cadeia de suprimentos; suprimento físico, administração de materiais e distribuição física; gestão de transportes; gestão de custos logísticos; gestão da produção e operações; logística internacional; tecnologia da informação; legislação aplicada à logística; logística reversa; gestão da qualidade.

 

Como é a rotina?

O profissional de Logística trabalha com controle, programação e coordenação de operações de transportes em geral, acompanhando operações de embarque, transbordo e desembarque de carga. Além disso, no cotidiano, ele também fiscaliza as condições de segurança do meio de transporte, dos equipamentos e da carga.

A supervisão do armazenamento e o transporte de cargas ficam sob o gerenciamento do profissional de Logística, que também cuida da eficiência operacional de equipamentos e veículos. No cotidiano, ele também gerencia recursos financeiros e elabora documentação necessária para transporte de cargas.

Entre seus outros afazeres estão pesquisa de preços de transporte, identificação e programação de rotas e concessão de informações sobre estado do transporte e da carga.

 

 

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Logística?

A área de Logística encontra espaço em empresas de transportes ou nos setores logísticos de empresas e instituições públicas. O profissional pode exercer sua função de forma presencial ou a distância, com rodízio de turnos.

 

Costuma trabalhar em equipe multidisciplinar, sob supervisão ocasional e com carteira assinada. Seu trabalho pode levar ao estresse constante.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Logística, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Iniciativa;
  • Organização;
  • Criatividade;
  • Responsabilidade;
  • Flexibilidade;
  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Pró-atividade;
  • Confiabilidade;
  • Liderança;
  • Objetividade;
  • Domínio em línguas estrangeiras.

 

Quais são as exigências do mercado de Logística?

O profissional de Logística deve ter formação em curso reconhecido pelo MEC. O tecnólogo atinge o pleno desempenho das atividades após um ou dois anos de experiência.

 

Para atuar como administrador na área de Logística, é exigido também registro no Conselho Regional de Administração (CRA).

Nota de corte para o curso de Logística

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa