Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Mínimo 800 horas

Como é o curso de Fisioterapia?

Como é a faculdade?

A formação em Fisioterapia capacita para a atuação na prevenção e na reabilitação das capacidades física e funcional das pessoas. Com o emprego de técnicas específicas de massagens, ginástica e outros exercícios físicos, o fisioterapeuta auxilia o tratamento de doenças e lesões.

 

O graduado se qualifica para diagnosticar e executar tratamentos fisioterapêuticos adequados a problemas causados por malformação osteomuscular, acidentes ou problemas de postura. Ter empatia e boa comunicação com o paciente e sua família são características essenciais para o profissional.

Como é o mercado de Fisioterapia?

O profissional de Fisioterapia pode trabalhar em hospitais, clínicas particulares, asilos, clubes esportivos e empresas, além de realizar atendimentos domiciliares. Ele também pode prestar consultoria na área e trabalhar em instituições de ensino e pesquisa.

 

O que você irá aprender?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), um curso de graduação em Fisioterapia deve estar dividido em quatro áreas: 

  • Ciências Biológicas e da Saúde;
  • Ciências Sociais e Humanas;
  • Conhecimentos Biotecnológicos;
  • Conhecimentos Fisioterapêuticos.

As disciplinas capacitam o profissional para realizar ações de atenção à saúde individual e coletiva com base em princípios éticos. 

 

Outros princípios importantes da formação, para além do conteúdo prático e teórico, são capacidades de liderança, administração, gerenciamento e compromisso com a educação permanente. É importante também construir boa capacidade de comunicação em pelo menos uma língua estrangeira.

 

O estágio obrigatório é realizado em hospitais, unidades básicas de saúde, clínicas, asilos e centros de estudos próprios das faculdades. O trabalho de conclusão de curso é obrigatório.

Como é a rotina?

O trabalho cotidiano do fisioterapeuta envolve a aplicação de técnicas para prevenção, adaptação e recuperação de pacientes, além do atendimento e da avaliação das condições físico-funcionais das pessoas. O profissional de Fisioterapia também pode implementar programas de prevenção em saúde geral e do trabalho.

 

Outras áreas de atuação envolvem o planejamento de materiais educativos, palestras e outras orientações que envolvem a promoção da qualidade de vida. O fisioterapeuta também pode trabalhar com pesquisa e ciência.

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Fisioterapia?

O profissional trabalha nas áreas de saúde, de educação e de serviços sociais, podendo ou não possuir vínculo empregatício. Alguns exemplos de locais de sua atuação são consultórios, hospitais, ambulatórios, clínicas, escolas, domicílios, clubes, comunidades e indústrias, em horários diurnos e noturnos. Há ainda a possibilidade de prestação de serviços terceirizados, de forma individual ou em equipes multiprofissionais.

Em todos os casos, o profissional de Fisioterapia deve se atentar aos riscos de ser exposto a elementos biopatogênicos.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As habilidades necessárias ao profissional de Fisioterapia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Estimular adesão e continuidade do tratamento;
  • Demonstrar perseverança e equilíbrio emocional;
  • Trabalhar em equipe;
  • Transmitir segurança;
  • Demonstrar criatividade e dinamismo;
  • Lidar com público;
  • Demonstrar habilidade de comunicação;
  • Contornar situações adversas;
  • Demonstrar habilidade manual;
  • Demonstrar capacidade motora fina;
  • Demonstrar capacidade de observação e percepção;
  • Demonstrar iniciativa.

 

Quais são as exigências do mercado de Fisioterapia?

O fisioterapeuta deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Fisioterapia (Crefito).

 

Nota de corte para o curso de Fisioterapia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa