Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 5 anos

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Mínimo 800 horas

Como é o curso de Farmácia?

Como é a faculdade?

Farmácia é o curso que forma profissionais da saúde com foco de atuação principal na produção de alimentos, análises clínicas, cosméticos, medicamentos e reagentes químicos.

 

Ao fim do curso, o profissional está qualificado para realizar pesquisas, preparar, assegurar a qualidade, registrar e distribuir cosméticos, produtos de higiene pessoal e medicamentos.

Como é o mercado de Farmácia?

O profissional da área de Farmácia pode atuar em instituições públicas ou privadas, em farmácias e redes de distribuição de remédios. Seu trabalho na indústria está na área de produtos farmacêuticos e correlatos, bem como produtos alimentares e cosméticos.

A maioria atua com carteira assinada, mas o farmacêutico também pode ser autônomo ou empregador.

O que você irá aprender?

De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), Farmácia é um curso dividido em três grandes eixos, com carga horária total de 4.000 horas e duração mínima de quatro anos. 

Eixo 1: Cuidado em Saúde (50% do conteúdo);
Eixo 2: Tecnologia e Inovação em Saúde (40% do conteúdo);
Eixo 3: Gestão em Saúde (10% do conteúdo).

Sendo uma formação com viés amplo, o farmacêutico desenvolve habilidades e conhecimentos nas áreas de Ciências Exatas, Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (ética e bioética), e Ciências Farmacêuticas, exigidas em metade dos conteúdos das disciplinas.

Há também estágio curricular supervisionado obrigatório, que, de acordo com o MEC, deve ocupar pelo menos 20% da carga horária total do curso. O estágio é dividido entre três áreas:

  • Fármacos, cosméticos, medicamentos e assistência farmacêutica: 60%;
  • Análises clínicas, genéticas e toxicológicas e alimento: 30%;
  • Especificidades institucionais e regionais: 10%.

O MEC recomenda a realização de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) com orientação docente.

Como é a rotina?

Dentre o escopo de atribuições do profissional de Farmácia, estão ações de manipulação de produtos farmacêuticos, que podem ser feitos em escala individual ou industrial. O farmacêutico contribui para a manutenção da qualidade desses serviços em sua produção, armazenamento, transporte e distribuição.

Outra função tradicional da área é a coordenação de políticas de assistência farmacêutica, com o trabalho na regulação e fiscalização de estabelecimentos do setor.

O farmacêutico também pode trabalhar na realização de análises clínicas, biológicas, toxicológicas, físico-químicas, microbiológicas e bromatológicas. Além disso, pode atuar na pesquisa sobre efeitos de medicamentos e outras substâncias no corpo de humanos e animais.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Farmácia?

O farmacêutico pode trabalhar em fábricas de medicamentos e cosméticos, farmácias, drogarias, além de laboratórios de análises clínicas. 

Outras opções estão no setor público, na atuação em farmácias populares e serviços de vigilância sanitária, além de instituições de pesquisa e produção científica.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Farmácia, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalhar em equipe;
  • Capacidade de liderança e organização;
  • Empatia;
  • Habilidade técnica-analítica;
  • Criatividade;
  • Contornar situações adversas;
  • Habilidade de comunicação;
  • Capacidade de tomar decisões;
  • Destreza manual;
  • Credibilidade;
  • Atenção a detalhes.

Quais são as exigências do mercado de Farmácia?

Além de ser necessário portar diploma de curso reconhecido pelo MEC, o farmacêutico deve se filiar ao Conselho Regional de Farmácia (CRF).

Nota de corte para o curso de Farmácia

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa