Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e Tecnólogo

Quanto tempo dura em média, 3 anos

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Obrigatório

Como é o curso de Estética?

Como é a faculdade?

O curso de Estética forma especialistas em beleza e bem-estar, preparados para atuar no tratamento da face, corpo e cabelos. A graduação pode ser nas modalidades tecnólogo ou bacharelado, sendo que este último, de maior duração, aprofunda-se mais em algumas disciplinas.

 

O curso de Estética e Cosmética deve ter infraestrutura de laboratórios de química, esterilização e estética.

 

Como é o mercado de Estética?

O esteticista tem oportunidades em salões de beleza, centros de estética, clínicas médicas, academias, SPAs, resorts, indústrias e hotéis.

 

O que você irá aprender?

Conforme definido pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores definido pelo Ministério da Educação (MEC), a formação em Estética deve preparar o estudante para identificar, selecionar e executar procedimentos estéticos utilizando produtos cosméticos, técnicas e equipamentos; elaborar e aplicar programa de avaliação do cliente submetido a procedimentos estéticos; propor e participar de estudos científicos para o desenvolvimento de novas tecnologias na área de tratamentos estéticos; e avaliar e elaborar parecer técnico em sua área de formação.

Após finalizar o curso, o aluno pode ingressar em uma pós-graduação na área de Saúde e Ciências Biológicas, por exemplo.

 

 

 

Como é a rotina?

O profissional de Estética está habilitado a trabalhar com beleza e bem-estar com atividades de terapia capilar, operação de equipamentos a laser, drenagem e massagem linfática, entre outros.

Entre os tratamentos, também estão incluídos os que amenizam os desconfortos causados por intervenções cirúrgicas.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Estética?

O esteticista pode trabalhar em agências de modelos, casas de repouso, clínicas, centros de estéticas, SPAs, institutos e centros de pesquisa.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As características mais importantes do profissional de Estética, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Capacidade de trabalhar sob pressão;
  • Habilidade manual;
  • Senso estético;
  • Capacidade de trabalhar em equipe multi e interdisciplinar;
  • Percepção intuitiva;
  • Criatividade;
  • Detalhismo.

Quais são as exigências do mercado de Estética?

O esteticista deve ter curso de nível médio, tecnológico ou bacharel, em curso regularizado. Ele também pode se inscrever no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM), apesar de não ser obrigatório. O exercício pleno das atividades ocorre após cerca de dois anos de exercício profissional.

Nota de corte para o curso de Estética

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa