Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 5 anos

Área de Conhecimento Engenharias

Estágio Mínimo 160 horas

Como é o curso de Engenharia Civil?

Como é a faculdade?

O curso de Engenharia Civil forma profissionais capazes de planejar, executar e fiscalizar obras como casas e prédios residenciais e comerciais, pontes, viadutos, barragens e estradas. O aluno se capacita para analisar os condicionantes do terreno, especificar redes de instalações, garantir a segurança da construção, gerenciar e administrar a equipe da obra.

Como é o mercado de Engenharia Civil?

Por ser um mercado bastante tradicional e consolidado, o profissional de Engenharia Civil tem ampla disponibilidade de segmentos de atuação e especialização, sendo eles hidráulica, transporte, saneamento, estrutura e mecânica dos solos. Outras possibilidades são gestão de projetos, tecnologia e materiais para a construção civil.

 

O que você irá aprender?

Os cursos de Engenharia como um todo devem ser compostos de um núcleo básico comum, além dos específicos e profissionalizantes, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC).

O núcleo básico, que detém 30% da carga horária, é composto por: Metodologia Científica e Tecnológica; Comunicação e Expressão; Informática; Expressão Gráfica; Matemática; Física; Fenômenos de Transporte; Mecânica dos Sólidos; Eletricidade Aplicada; Química; Ciência e Tecnologia dos Materiais; Administração; Economia; Ciências do Ambiente; Humanidades, Ciências Sociais e Cidadania.

O núcleo profissionalizante compõe cerca de 15% da carga horária e deve ser determinado pela própria instituição a partir de 53 tópicos pré-definidos pelo MEC para todas as Engenharias. Já os conteúdos específicos são definidos exclusivamente pela instituição de ensino de acordo com as exigências da área.

 

 

Como é a rotina?

O engenheiro civil elabora projetos, gerencia e coordena obras e organiza a qualidade das operações e da manutenção dos empreendimentos.

Pode prestar consultoria, assistência e assessoria, além de trabalhar com pesquisa.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Engenharia Civil?

O profissional de Engenharia Civil pode atuar na maior parte das atividades da construção civil, com carteira assinada, como autônomo ou prestador de serviço. Também pode trabalhar em laboratórios, escritórios ou no campo direto de ação. Normalmente, integra uma equipe.

 

Em algumas atividades, o engenheiro pode estar exposto a ambientes subterrâneos ou confinados, estando suscetível a poeira, mau cheiro, ruído intenso e materiais tóxicos.

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Engenharia Civil, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalho em equipe;
  • Capacidade de negociação;
  • Raciocínio lógico;
  • Visão sistêmica;
  • Raciocínio matemático;
  • Criatividade;
  • Dinamismo;
  • Capacidade de liderança;
  • Capacidade de decisão;
  • Visão espacial;
  • Utilização de EPI (Equipamento de Proteção Individual);
  • Controle de situações adversas.

Quais são as exigências do mercado de Engenharia Civil?

O engenheiro civil deve ter diploma reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Crea (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia). Muitos profissionais também optam por fazer pós-graduação.

O exercício pleno da atividade costuma acontecer, em média, após cinco anos de experiência.

Nota de corte para o curso de Engenharia Civil

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa