Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado e tecnólogo

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências da saúde

Estágio Mínimo 800 horas

Como é o curso de Enfermagem?

Como é a faculdade?

A formação em Enfermagem desenvolve profissionais com habilidades de prevenção, promoção, proteção e restabelecimento da saúde de pessoas, juntamente a outros profissionais do setor. O aluno desse curso estuda para analisar a saúde de seus pacientes com fins de tomar decisões adequadas, éticas e comprometidas.

 

O enfermeiro também deve saber administrar as informações a ele confiadas, fazendo o gerenciamento de equipe e dos recursos disponibilizados para o seu trabalho.

 

Como é o mercado de Enfermagem?

O bacharel em Enfermagem tem vários campos de atuação: na saúde pública ou privada, em hospitais, clínicas e atendimentos domiciliares. Sua responsabilidade é cuidar da higiene, alimentação, administração de remédios e de eventuais curativos no paciente.

Já a Licenciatura prepara para ministrar aulas teóricas e práticas em cursos profissionalizantes, que formam auxiliares e técnicos de enfermagem.

O que você irá aprender?

O conteúdo essencial da graduação em Enfermagem deve contemplar três grandes áreas, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC): Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Humanas e Sociais e Ciências da Enfermagem.

O curso tem foco nas necessidades sociais da saúde, do atendimento no Sistema Único de Saúde, com qualidade e atendimento humanizado.

O foco das matérias é o aprendizado das ações relativas ao cuidado, considerando a realidade do cidadão, da família e da comunidade. 

O estágio obrigatório é realizado em hospitais, ambulatórios, rede básica de serviços de saúde e comunidades, rotineiramente ocorrendo nos últimos dois semestres da graduação. Para se formar, é necessário fazer um Trabalho de Conclusão de Curso.

Como é a rotina?

Como padrão, o enfermeiro dá assistência ao paciente, coordenando, planejando e auditando serviços de enfermagem.

Além disso, ele pode executar ações para a promoção da saúde junto à comunidade em que está inserido e realizar pesquisas.

Quais são as áreas de atuação do profissional de Enfermagem?

O profissional de Enfermagem exerce atividades tanto em empresas privadas quanto nos serviços públicos, sempre nas áreas de saúde e serviços sociais, geralmente com registro em carteira, trabalhando em equipe e em ambientes fechados.

O trabalho é feito com base no revezamento por turnos (diurno/noturno), exceto os profissionais que atuam na Estratégia de Saúde da Família (ESF), que têm carga de trabalho e horários específicos.

 

Quem segue a área de Enfermagem é exposto a riscos biológicos e – com exceção dos Enfermeiros Sanitaristas e do Trabalho – a materiais tóxicos, radiações e contaminação por materiais cortantes. O trabalho também pode ser estressante, já que ele lida com a vida humana.

 

 

 

Quais são as habilidades exigidas?

Conforme indicado pelo Ministério do Trabalho, as principais características do enfermeiro são:

  • Flexibilidade;
  • Organização;
  • Autocontrole;
  • Capacidade de adaptar-se às situações;
  • Capacidade de atenção;
  • Sensibilidade;
  • Destreza manual;
  • Capacidade de trabalhar em equipe;
  • Capacidade de negociação;
  • Capacidade de interpretar linguagem verbal e não verbal;
  • Capacidade de liderança;
  • Capacidade de saber ouvir;
  • Capacidade de efetuar atendimento humanizado;
  • Rapidez de raciocínio.

Quais são as exigências do mercado de Enfermagem?

O enfermeiro deve possuir diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Além disso, para fazer especialização, é recomendado passar por diferentes áreas de trabalho. O exercício pleno das atividades ocorre após dois anos de experiência profissional, exceto para os profissionais da Estratégia Saúde da Família, onde não é exigida experiência anterior.

 

 

Nota de corte para o curso de Enfermagem

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa