Resumo do curso
Tipos de curso Bacharelado
Quanto tempo dura em média, 5 anos
Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas
Estágio Obrigatório
Como é o curso de Direito?
Como é a faculdade?
A formação em Direito capacita para cuidar da aplicação das leis e normas jurídicas vigentes no país. O formando obtém conhecimento teórico e técnico sobre Legislações brasileira e internacionais, além de perspectiva crítica para consciência política e social.
Para atuar como advogado, o estudante deve passar no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), ou seguir carreira jurídica no poder público. O curso de Direito forma bacharéis com várias possibilidades de ênfases de atuação.
Como é o mercado de Direito?
O bacharel em Direito pode trabalhar em escritórios de advocacia, mas também na área jurídica de empresas agrícolas, comerciais, industriais e de serviços. Pode trabalhar como estatutário na administração pública, com carteira assinada ou como autônomo.
A pessoa formada em Direito executa suas funções sem supervisão, geralmente em horário diurno. O trabalho sob pressão, eventualmente, pode levar a situações de estresse.
O que você irá aprender?
O curso de Direito, segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), deve contemplar no currículo e em seu Projeto Pedagógico conteúdos que atendam a três eixos de formação: Formação Fundamental, Formação Profissional e Formação Prática.
A Formação Fundamental refere-se às relações entre o Direito e outras áreas do conhecimento, entre elas:
- Antropologia;
- Ciência Política;
- Economia;
- Ética;
- Filosofia;
- História;
- Psicologia;
- Sociologia.
Já a Formação Profissional envolve o aprendizado dos diversos ramos do Direito, contextualizados de acordo com a Ciência do Direito e suas aplicações nas mudanças sociais, econômicas, políticas e culturais do Brasil, além de suas relações internacionais.
O conteúdo desse núcleo contém:
- Direito Constitucional;
- Direito Administrativo;
- Direito Tributário;
- Direito Penal;
- Direito Civil;
- Direito Empresarial;
- Direito do Trabalho;
- Direito Internacional;
- Direito Processual.
Por fim, a Formação Prática envolve a integração entre prática e conteúdos teóricos dos outros dois eixos, principalmente nas atividades relacionadas com o Estágio Curricular Supervisionado, Trabalho de Conclusão de Curso e Atividades Complementares.
Como é a rotina?
A função principal do advogado é representar o nome de seus clientes em diversas situações, podendo ser pessoas, entidades e empresas.
Entre os principais objetivos da atuação profissional do advogado está zelar pela manutenção e integridade de bens e direitos, resguardando interesses individuais e coletivos dentro dos princípios éticos do Direito.
Além disso, outras funções são propor ou contestar ações; solicitar providências junto ao magistrado ou ao Ministério Público; avaliar provas documentais e orais; realizar audiências trabalhistas, penais comuns e cíveis; instruir seu cliente e atuar no tribunal do júri.
De forma extrajudicial, o advogado pode ainda mediar situações e questões, auxiliar na elaboração de projetos de lei, assessorar negociações internacionais e nacionais e, também, analisar, atualizar e implementar diferentes tipos de legislação.
Quais são as áreas de atuação do profissional de Direito?
O bacharel em Direito pode ser professor, trabalhar nos setores público e privado ou seguir carreira diplomática. Já os candidatos a juiz, promotor ou delegado de polícia devem ser aprovados nos respectivos concursos públicos.
Para se tornar juiz é necessário, ainda, ter dois anos de inscrição na OAB como advogado.
Quais são as habilidades exigidas?
As principais características do profissional de Direito, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:
- Ética;
- Criatividade;
- Raciocínio lógico;
- Capacidade interpretativa;
- Agir com prontidão;
- Paciência;
- Tolerância;
- Capacidade de convencimento;
- Eloquência verbal;
- Persistência;
- Controle emocional;
- Capacidade de negociação;
- Manter-se atualizado;
- Desenvolver relacionamentos interpessoais positivos;
- Desenvolver expressão corporal;
- Dominar expressão escrita;
- Capacidade de síntese;
- Senso de humor;
- Senso crítico;
- Capacidade de escuta ativa;
- Trocar experiências profissionais.
Quais são as exigências do mercado de Direito?
A atuação profissional do advogado depende de um diploma em curso reconhecido pelo MEC e da aprovação no exame da OAB de seu estado. Para trabalhar como juiz, delegado de polícia ou promotor, a exigência é a aprovação em concurso público específico.