Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências sociais aplicadas

Estágio Obrigatório

Como é o curso de Ciências Contábeis?

Como é a faculdade?

Ciências Contábeis é um curso focado no planejamento e gerência contábil de instituições e empresas. O aluno se qualifica, ao longo da graduação, para gerenciar contas de empresas e pessoas por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros.

 

O estudante de Ciências Contábeis tem contato ao longo do curso com conceitos teóricos e práticos da área, como Contabilidade Geral, Tributária, Gerencial e Pública, além da Legislação específica.

Como é o mercado de Ciências Contábeis?

O profissional de Ciências Contábeis pode optar por se especializar em áreas como Contabilidade Rural, Industrial e Previdenciária, a depender do seu setor de interesse no mercado.

 

Ele também está capacitado para planejar e controlar o fluxo financeiro de uma empresa ou instituição, desenvolvendo estratégias empresariais e prestando assessoria contábil.

 

O que você irá aprender?

Conforme definido pelas Diretrizes Curriculares Nacionais do Ministério da Educação (MEC), o curso de Ciências Contábeis deve abordar o cenário econômico e financeiro nacional e internacional, relacionando-o com as normas internacionais de contabilidade.

O conteúdo do curso está repartido em núcleos de formação básica, profissionalizante e teórico-prática.

  • Núcleo de Formação Básica: estudos alinhados a outras áreas do conhecimento, como Administração, Economia, Direito, Métodos Quantitativos, Matemática e Estatística;

 

  • Núcleo de Formação Profissionalizante: estudos específicos em Teorias da Contabilidade, incluindo as noções das atividades atuariais e de quantificações de informações financeiras, patrimoniais, governamentais e não-governamentais, de auditorias, perícias, arbitragens e controladoria, com suas aplicações nos setores público e privado;
  • Núcleo de Formação Teórico-Prática: estágio curricular supervisionado, atividades complementares, estudos independentes, conteúdos optativos, prática em laboratório de informática utilizando softwares atualizados para Contabilidade.

Como é a rotina?

O contador elabora contrato social ou estatuto e notifica encerramento junto aos órgãos competentes, legalizando empresas. Também administra tributos e registra atos e fatos contábeis. Entre suas funções também estão o controle do ativo permanente, o gerenciamento de custos e a administração do departamento pessoal. Além disso, ele pode preparar obrigações acessórias, como declarações ao fisco, órgãos competentes e contribuintes.

 

O profissional de Ciências Contábeis administra o registro dos livros nos órgãos apropriados, elabora demonstrações contábeis e presta consultoria. Pode, também, fazer auditoria interna e externa, atender solicitações de órgãos fiscalizadores e realizar perícia contábil.

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Ciências Contábeis?

Quem se forma em Ciências Contábeis trabalha em escritórios de contabilidade e em departamentos de contabilidade de quaisquer tipos de empresas, incluindo bancos. Pode ser autônomo ou empregado com carteira assinada, trabalhando sob supervisão e em horário diurno. Já o perito contábil trabalha por conta própria, possivelmente a distância.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do profissional de Ciências Contábeis, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Agir eticamente e de forma educada;
  • Demonstrar objetividade e dinamismo;
  • Conhecimentos básicos de informática;
  • Raciocínio lógico;
  • Discrição;
  • Ser atencioso;
  • Demonstrar flexibilidade;
  • Zelar pelas informações;
  • Manter-se atualizado;
  • Falar corretamente;
  • Guardar sigilo;
  • Trabalhar em equipe;
  • Demonstrar conhecimento de outras línguas;
  • Manter-se atualizado perante a legislação.

Quais são as exigências do mercado de Ciências Contábeis?

O profissional de Ciências Contábeis deve ter diploma em curso reconhecido pelo MEC e inscrição regularizada no Conselho Regional de Contabilidade (CRC), com desempenho pleno após quatro anos de experiência, em média.

 

Para o profissional que deseja atuar nas áreas de Auditoria Independente ou Perícia Contábil, é necessário ser aprovado no Exame de Qualificação Técnica, para se registrar no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) e no Cadastro Nacional dos Peritos Contábeis (CNPC) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC). Nessas áreas, o desempenho pleno das funções ocorre após mais de cinco anos.

Nota de corte para o curso de Ciências Contábeis

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte.

O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa