Resumo do curso

Tipos de curso Bacharelado

Quanto tempo dura em média, 4 anos

Área de Conhecimento Ciências biológicas

Estágio Mínimo 20% da carga horária

Como é o curso de Biomedicina?

Como é a faculdade Biomedicina?

O curso de Biomedicina é focado na pesquisa das doenças humanas, suas causas e formas de tratamento, podendo também ser chamado de Ciências Biológicas modalidade Médica ou ainda de Ciências Biomédicas.

O graduado nesse curso está qualificado para estudar, identificar e classificar organismos causadores de doenças, procurando medicamentos e vacinas para combatê-los.

Como é o mercado de Biomedicina?

O profissional de Biomedicina pode atuar em hospitais, laboratórios e órgãos públicos de saúde em mais de 34 áreas de atuação, desde pesquisas científicas básicas e aplicadas até análises laboratoriais. Ele trabalha em conjunto com bioquímicos, biólogos, médicos e farmacêuticos.

 

O que você irá aprender?

Segundo as Diretrizes Curriculares Nacionais definidas pelo Ministério da Educação (MEC), os conteúdos do curso de graduação de Biomedicina devem conter ciências exatas; ciências biológicas e da saúde; ciências humanas e sociais; ciências da biomedicina, entre outros itens.

 

O curso forma profissionais habilitados para desenvolver ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, em níveis individuais e coletivos, assegurando-se que sua atividade seja realizada em sintonia com as demais instâncias do sistema de saúde.

Como é a rotina?

No cotidiano, o biomédico coleta, prepara e analisa amostras de materiais biológicos e ambientais, além de selecionar os equipamentos e insumos adequados para as análises.

Pode também desenvolver pesquisas técnico-científicas, atuar em bancos de sangue e de células-tronco, e na produção de vacinas.

Outro ramo de atuação é assessoria e consultoria técnico-científica.

 

 

 

 

 

Quais são as áreas de atuação do profissional de Biomedicina?

Em geral, o profissional de Biomedicina atua em hospitais, laboratórios e outros serviços de saúde. Ele pode trabalhar com carteira assinada ou como autônomo, em ambiente fechado, período diurno ou em rodízio de turnos. Em algumas atividades, pode ficar exposto aos efeitos de materiais tóxicos e de radiação.

 

Quais são as habilidades exigidas?

As principais características do biomédico, listadas pelo Ministério do Trabalho, são:

  • Trabalho em equipe;
  • Concentração e dedicação;
  • Observação e criatividade;
  • Organização e meticulosidade;
  • Paciência;
  • Habilidade motora fina;
  • Acuidade visual;
  • Manter-se atualizado;
  • Flexibilidade.

 

Quais são as exigências do mercado de Biomedicina?

O biomédico deve ter diploma em um curso reconhecido pelo MEC e registro no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM).

O mercado também costuma valorizar bastante os profissionais com pós-graduação lato sensu e stricto sensu.

Nota de corte para o curso de Biomedicina

Sabia que, utilizando apenas o seu resultado do Enem, você pode entrar em diversos cursos de universidades federais, estaduais e privadas?

 

Para ajudar o estudante a entender as suas possibilidades, o Quero Bolsa desenvolveu o Simulador de Nota de Corte. O sistema reúne os dados das últimas provas e mostra o desempenho mínimo para conseguir uma vaga em um dos programas educacionais do governo.

Veja vagas exclusivas no Quero Bolsa